Parque Nacional do Iguaçu lança Ciclovia das Cataratas e locação de bicicletas
22/07/2025
(Foto: Reprodução) O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, apresentou novas atrações para enriquecer a experiência de turistas e moradores da região. No dia 30 de maio, a concessionária Urbia Cataratas e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade inauguraram a Ciclovia das Cataratas e lançaram o serviço de locação de bicicletas, o Bike Iguaçu, disponível para os visitantes a partir do dia 2 de junho.
Novos atrativos do parque oferecem mais opções aos visitantes.
Divulgação: Urbia Cataratas/Parque Nacional do Iguaçu
Ciclovia das Cataratas
O novo percurso, próprio para passeios de bicicleta, conta com 11,6 quilômetros pavimentados. Com início no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu e diversos trechos integralmente imersos na Mata Atlântica, a ciclovia leva os visitantes até o início da Trilha das Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza, na fronteira entre o Brasil e a Argentina.
Trajeto em meio a Mata Atlântica conservada encanta visitantes.
Divulgação: Urbia Cataratas – Parque Nacional do Iguaçu.
Mario Macedo Junior, CEO da Urbia Cataratas, destacou que as novidades ampliam as possibilidades para os visitantes. "Apresentamos um novo jeito de sentir a natureza e se conectar genuinamente com este parque, que é motivo de orgulho para todos nós. E esta é a primeira de muitas entregas que estão por vir, para proporcionarmos experiências cada vez melhores, mais acessíveis e transformadoras aos nossos visitantes", afirmou.
Diretor-presidente afirma que a nova atração proporcionará experiências cada vez melhores.
Divulgação: Urbia Cataratas – Parque Nacional do Iguaçu.
Apolonio Rodrigues, técnico ambiental do ICMBio e gestor responsável pelo Sistema de Trilhas no Parque Nacional do Iguaçu, explicou que a entrega da obra é um marco e um modelo para as obras futuras. "Trabalhamos para implantar as estruturas com menor impacto possível, por ser uma atividade dentro de uma unidade de conservação. As equipes evoluíram e estão empenhadas para posicionar o Patrimônio Mundial Natural entre os cinco melhores parques para se visitar no mundo."
Pedale pelo parque
Os visitantes que desejarem conhecer a unidade de conservação sobre duas rodas podem acessar a Ciclovia das Cataratas, trilhas e caminhos do parque com as próprias bicicletas, sendo necessário apenas apresentar o ingresso de entrada. Para turistas e moradores que não possuem bike, o parque lançou um serviço de locação, disponível para todos a partir do dia 2 de junho (segunda-feira).
Evento de inauguração foi marcado pela abertura da Ciclovia.
Divulgação: Urbia Cataratas
Junto com a inauguração da ciclovia, o Parque Nacional do Iguaçu lançou o Bike Iguaçu, serviço para locação de bicicletas. Disponíveis a partir de 2 de junho, as locações podem ser realizadas antecipadamente pelo site oficial. É uma opção para quem quiser viver uma experiência autêntica, ao ar livre, sustentável e com liberdade para seguir o próprio ritmo.
Modelos de bike estão disponíveis para locação em três pontos diferentes.
Divulgação: Urbia Cataratas
Como funciona a locação?
Os visitantes podem escolher entre períodos de duas, três ou quatro horas de locação, de acordo com o roteiro desejado. Para prolongar a experiência, há opção de tempo extra. Contudo, o uso das bicicletas deverá respeitar o horário de funcionamento do parque e de cada percurso disponível. As bikes estão disponíveis nos aros 20, 24, 26 e 29.
As bicicletas poderão ser alugadas ou devolvidas em três pontos: no Centro de Visitantes, no início da ciclovia; no espaço receptivo do Caminho das Bananeiras, próximo ao Macuco Safari; e no início da Trilha das Cataratas, primeiro mirante perto do hotel. Se o roteiro do passeio for alterado, ou o visitante quiser descansar, ele pode devolver a bike em qualquer um desses pontos e continuar a visita com o serviço de transporte interno da unidade de conservação.
Menos pressa, mais paisagem. Passeio de bike proporciona conexão com a natureza.
Divulgação: Urbia Cataratas
Visite o parque de bicicleta
Não só na Ciclovia das Cataratas o visitante pode andar de bicicleta. Outras trilhas e caminhos têm acesso permitido. O Caminho do Poço Preto possui 18,5km de percurso total, rico em biodiversidade, para quem preferir uma aventura mais longa em meio à floresta nativa do Patrimônio Mundial Natural.
O Caminho das Bananeiras conta com apenas três quilômetros de distância e pode ser acessado de bicicleta ou a pé. O trajeto revela uma experiência leve, ideal para conexão com a natureza, com tranquilidade e segurança. E há ainda a Trilha da Canafístula, um percurso alternativo e encantador de 2,2km, que conecta o visitante a um pedaço preservado e pouco conhecido do parque.
Sobre o Parque Nacional do Iguaçu
O Parque Nacional do Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é uma unidade de conservação federal e conta com a gestão de visitação turística da concessionária Urbia Cataratas S.A. É um Patrimônio Mundial Natural da UNESCO e referência internacional em turismo sustentável.
Mais informações:
contato@catarataspni.com.br
www.cataratasdoiguacu.com.br